Refluxo: causas, sintomas e tratamentos


“O refluxo gastroesofágico é a permanência anormal de ácido que deveria estar presente no estômago, que volta para o esôfago e ali permanece, causando lesões e agressões químicas diversas. O esôfago, como não foi preparado para ser agredido por essa substância, tenta se adaptar a ela, por isso o paciente começa a desenvolver sintomas que acusam a presença anormal desses líquidos, onde esse passa a desenvolver quadros de azia, queimação e digestão ruim”, é o que explica o gastroenterologista Flávio Gilbert.

O refluxo não significa necessariamente doença. Ele é comum e ocorre diversas vezes ao dia em todas as pessoas, mas por curtos períodos de tempo. A mucosa do esôfago é pouco resistente ao ácido, mas tem a capacidade de suportar esse refluxo normal.

Em alguns casos, a mucosa do esôfago pode ter sua resistência diminuída ou o ácido presente no estômago refluir mais vezes ou por mais tempo que a mucosa esofágica pode resistir. O ácido pode ainda refluir até a garganta, ou irritar o esôfago. Nessas situações, o refluxo deixa de ser considerado normal e é diagnosticada a doença do refluxo gastroesofágico.

O problema ocorre em razão de uma falha no esfíncter esofágico inferior, também conhecido como esfíncter cárdico, que funciona como uma válvula, não deixando que o bolo alimentar que está no estômago retorne para o esôfago.

Bebidas alcoólicas, a banana e o chocolate são alguns dos alimentos que causam refluxo.
Existem alguns alimentos que favorecem o surgimento do refluxo, tais como: alimentos ácidos, tomate e molho de tomate, doces e chocolate, refrigerantes, bebidas alcoólicas, café, chá preto e mate, além do cigarro.

O tratamento clínico é feito a base de omeprazol, lansoprazol, rabeprazol e esomeprazol. O tratamento deve ter duração mínima de 6 a 12 semanas, durante a qual a dose poderá ser reduzida gradualmente. Em casos mais graves, pode ser necessário o tratamento cirúrgico.

TEXTO POR FLÁVEA GOMES E LAIANA CARDOSO. POSTADO NO DIA 23 DE JANEIRO DE 2013.
FOTOS DE DOMÍNIO PÚBLICO (ENCONTRADAS NO GOOGLE IMAGES).

0 comentários:

Copyright © 2012 Nutração.