Alimentação gestacional: cuidado em dose dupla


As grávidas devem comer para dois e não por dois. Durante os nove meses de gravidez, é recomendado que a gestante engorde de 9 a 12 quilos, quando se espera apenas um bebê. Em casos de gravidezes múltiplas, o peso varia. E nada melhor do que uma dieta balanceada para garantir o bem-estar da mãe e o bom desenvolvimento do bebê.

“Sempre tive uma alimentação balanceada, mas com a gravidez, passei a me preocupar mais com o que comia. Hoje minha alimentação é mais variada devido à necessidade de suprir os nutrientes que o bebê e eu precisamos para uma gravidez saudável.” É o que conta a gestante Sirlei Ribeiro.

Para atender as necessidades da gestante e do feto, é extremamente importante que se tenha uma alimentação diversificada que inclui desde cereais, produtos integrais e oleaginosas, até frutas, legumes, verduras, laticínios e carnes. Como nenhum alimento é completo, é fundamental diversificar o cardápio.

A gestante deve evitar enlatados, condimentos, coisas gordurosas, carnes cruas ou mal passadas, sushi, camarão, lagosta, frutos do mar, refrigerantes e bebidas industrializadas a fim de evitar intoxicações alimentares, má digestão e problemas gastrointestinais.

Procure um(a) nutricionista, você possui singularidades e isso não é diferente na alimentação.
Por fim, vale lembrar que é fundamental que a gestante faça um acompanhamento nutricional com um (a) nutricionista, pois este profissional irá orientá-la a respeito de todas as alternativas que podem ser utilizadas para uma alimentação que satisfaça as necessidades da mãe e do bebê, levando em consideração fatores como altura, peso e idade da mãe, problemas eventuais de saúde que esta possua (diabetes, pressão alta) e situação clínica do bebê.

TEXTO POR LAIANA CARDOSO NO DIA 6 DE FEVEREIRO DE 2013. AS FOTOS UTILIZADAS NO POST SÃO DE DOMÍNIO PÚBLICO, ENCONTRADAS NO GOOGLE IMAGES.

0 comentários:

Copyright © 2012 Nutração.