Alimentação orgânica: sinônimo de saúde


Alimentos orgânicos são aqueles isentos de qualquer aditivo químico, não somente agrotóxicos, mas qualquer aditivo que não seja natural. Por exemplo, o leite pode ser considerado um alimento orgânico se a vaca não ingerir nenhum alimento que não seja natural.

A nutricionista Débora Sabino (CRN 9-9922), explica que os alimentos orgânicos não têm, necessariamente, maior valor nutricional, mas sim, melhor valor nutricional, em virtude deles não serem tóxicos e possuírem melhor qualidade. Débora ressalta ainda que os alimentos orgânicos possuem uma maior quantidade de sais minerais, se comparados aos alimentos não-orgânicos. Isso se deve à melhor qualidade do solo, que não recebe produtos químicos.

Os alimentos orgânicos são produzidos em pequenas propriedades e têm menor oferta no mercado, por isso, o preço desses produtos é maior.

Os nutricionistas recomendam que se dê preferência a esses alimentos, pois o efeito dos agrotóxicos contidos nos alimentos não-orgânicos pode ser a curto, médio ou longo prazo, favorecendo, inclusive, o aparecimento do câncer.

Para sua comercialização, os produtos orgânicos deverão ser certificados por organismo reconhecido oficialmente.


TEXTO POR LAIANA CARDOSO NO DIA 30 DE MARÇO DE 2013. AS FOTOS UTILIZADAS NO POST SÃO DE DOMÍNIO PÚBLICO, ENCONTRADAS NO GOOGLE IMAGES.

0 comentários:

Copyright © 2012 Nutração.