A alimentação correta no tratamento da gastrite


Uma boa alimentação é essencial para o bom funcionamento do organismo, mas, o que seria uma alimentação adequada?

Gastroenterologista Flávio Gilbert
De acordo com o gastroenterologista Flávio Gilbert, “alimentação adequada, de forma mais genérica, seria uma alimentação bem colorida, sortida. Vamos pegar o exemplo da principal refeição aqui no Brasil, o almoço. Você tem o arroz, o feijão, pode optar por uma carne mais magra, sem um teor muito alto de gordura, preferindo os assados aos produtos fritos, inserir legumes e verduras, tem que haver um aporte de fibras. Uma sobremesa envolvendo salada de frutas seria ideal, pois, ela tem o açúcar da frutose que não sobrecarrega os níveis glicêmicos. E o mais importante é fazer uma dieta orientada, não só baseada na avaliação do gastroenterologista, mas, principalmente, baseada na orientação de um nutricionista”.

Uma nutrição correta pode, inclusive, prevenir doenças e auxiliar no tratamento de algumas enfermidades, como a gastrite, através da combinação da avaliação gastroenterologica diagnosticando os problemas e do nutricionista orientando como é uma boa refeição.

Gastrite é todo quadro de inflamação no estômago e possui várias causas, pode estar relacionada à presença de uma bactéria, a certos grupos alimentares, a determinados produtos conservantes ou a ação de alguns medicamentos. A dieta adequada é fundamental no tratamento da doença, pois, favorece a obtenção da cura ou a resolução do problema.

A alimentação correta para o portador de gastrite vai depender do tipo da gastrite, segundo Flávio Gilbert, “em geral, a gente poderia passar um planejamento dizendo que o paciente deve buscar primeiro adotar as refeições principais do dia, ou seja, não eliminar o café da manhã, o almoço e o jantar, além disso, é importante comer menores quantidades mais vezes ao dia, evitar pimenta, temperos fortes, álcool, refrigerante e bebidas gasosas, além de evitar o cigarro, que é um fator prejudicador da mucosa gástrica. Então, dependendo de cada tipo de gastrite, nós vamos poder fazer um planejamento dietético baseado no diagnóstico”.

Ao tratar uma doença, não somente a gastrite, é importante buscar um especialista e só tomar remédios que forem prescritos pelo médico.

No vídeo abaixo você confere um resumo de tudo o que você tem que saber sobre a gastrite, assista!



TEXTO E FOTO POR FLÁVEA GOMES. POSTADO NO DIA 17 DE JANEIRO DE 2013.

0 comentários:

Copyright © 2012 Nutração.