Alimentação para hipertensos


As doenças cardiovasculares são as maiores responsáveis pelas mortes em todo o mundo e o maior fator de risco dessas doenças é a hipertensão. No Brasil, os dados são preocupantes, 2/3 das mortes estão relacionadas com a hipertensão arterial.

Entenda a hipertensão através deste video

Segundo a nutricionista e coordenadora do serviço de nutrição e dietética de um hospital de Ponte Nova, Ana Lídia Teixeira da Silva (CRN-11267), um dos principais fatores ambientais modificáveis para o controle e prevenção da hipertensão é a alimentação. O consumo excessivo de sal e o baixo consumo de vegetais, associado ao sedentarismo, obesidade e consumo exagerado de álcool, são os principais responsáveis pela doença. Hábitos alimentares saudáveis podem diminuir consideravelmente o surgimento das consequências da hipertensão, como o infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral (derrame).



De acordo com orientações da Organização Mundial de Saúde, divulgadas em janeiro de 2013, os adultos devem consumir menos de 2.000 miligramas (mg) de sódio, o que equivale a 5 gramas de sal de cozinha, cerca de uma colher de chá, e pelo menos 3.510 mg de potássio por dia. Esse limite também é válido para as crianças acima de dois anos, contudo é necessário reajustes para valores ainda menores conforme idade, peso e necessidades calóricas de cada uma.

Silva orienta os hipertensos a aumentarem o consumo de frutas, verduras, alimentos integrais, leite e derivados desnatados, garantindo uma ingestão satisfatória de fibras, potássio, cálcio e magnésio. É necessário reduzir a quantidade de gordura saturada, trans e colesterol, além de evitar o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos ricos em sódio. Outras dicas importantes da nutricionista:

·         Retire o saleiro da mesa;
·         Reduza a quantidade de sal na elaboração de alimentos para menos de 2 gramas por dia;
·         Mantenha seu peso corporal próximo ao ideal;
·         Pratique exercícios físicos, sob orientação médica;
·         Evite alimentos ricos em sódio: bacalhau, defumados, charques, presunto, linguiça, bacon, salsicha, salgados de pacote tipo snacks, mortadela, temperos prontos como caldo, sopas desidratadas e molhos (inglês, shoyu), mostarda, catchup, maionese e conservas;


O sal de cozinha como tempero pode ser substituído por ervas aromáticas e especiarias, realçando o sabor e o aroma das preparações, confira algumas sugestões da nutticionista no quadro abaixo:

Ervas Aromáticas e Especiarias 
Onde usar
Alecrim
Batata e frango
Gengibre
Frutas e peixes
Cravo
Carnes

Hortelã
Saladas e grelhados
Manjericão
Saladas e massas
Noz-moscada
Verduras, carnes e massas
Orégano
Pratos com tomate
Pimenta
Carnes, verduras, massas e sopas
Salsinha
Saladas, sopas e molhos
Curry
Frango, peixes, verduras e massas
Cebolinha
Ovos, queijos e todos os tipos de salada
Açafrão
Molhos, carnes, sopas, pães e bolos. Evite colocá-la no começo do cozimento para que não perca a cor e o sabor


TEXTO E FOTO POR FLÁVEA GOMES. POSTADO NO DIA 21 DE MARÇO DE 2013.

0 comentários:

Copyright © 2012 Nutração.