O apetite e o stress


O apetite pode ser influenciado pelo stress de diversas formas, de acordo com a psicóloga Symara Carvalho, isso vai depender da personalidade da pessoa e de sua capacidade de enfrentar situações adversas, assim, algumas pessoas reagem ao stress perdendo o apetite, outras comendo compulsivamente sem perceber que estão respondendo a algo que não vai bem em sua vida.

É importante evitar o stress, não só para que ele não afete o apetite, mas também, por ele causar vários distúrbios no organismo, afetando o corpo e a mente. Symara Carvalho afirma, “a nossa relação com o tempo mudou muito, hoje existe uma emergência em tudo que se faz, além de as pessoas na atualidade, se cobrarem muitíssimo. Mudar essa dinâmica é um começo para evitar o stress. E antes de tudo reconhecer nossos limites pessoais. O que pode ser fácil para um colega ou parente não é da mesma forma para mim, e vice-versa”.

De acordo com a psicóloga, buscar apoio psicológico para controlar o excesso ou falta de apetite provocado pelo stress é necessário nos casos em que a pessoa perceber que não esta conseguindo resolver aquela situação de dificuldade sozinha. Quando o prejuízo físico e psíquico estiver afetando áreas da vida, como a profissional e a afetiva. Mas o mais importante não é controlar o excesso ou a falta de apetite, e sim descobrir e tratar a causa desses fatores.

Será que o stress pode ser causado pela má alimentação? Segundo Carvalho, “a medicina defende que a carência de algumas substancia no organismo facilite o surgimento de varias doenças, dentre elas o stress, porem não diz que são a causa. Existem vários fatores envolvidos no aparecimento de doenças em nosso corpo, por isso não devemos acreditar numa única causa. Assim, no caso do stress devemos buscar com mais interesse as causas subjetivas, pois cada sujeito responde de maneira particular diante das adversidades de sua vida”.

TEXTO E FOTO POR FLÁVEA GOMES. POSTADO NO DIA 14 DE MARÇO DE 2013.

Um comentário:

  1. Gostei muito dessa matéria! Parabéns!
    O blog de vcs está muito informativo e traz uma forma mais divertida de falar desse assunto.
    Bom trabalho !

    ResponderExcluir

Copyright © 2012 Nutração.