Influência da alimentação na saúde bucal

A alimentação interfere no funcionamento do aparelho digestivo em problemas como a gastrite e o refluxo, temas anteriores do blog, mas, também influencia todo o organismo. A saúde da boca depende e muito do que ingerimos, até a alimentação de uma gestante já é importante na formação dos dentes da futura criança.

Dentista Catarina de Souza
Na infância a alimentação é importante para um bom desenvolvimento dos dentes, da mastigação, da musculatura e da oclusão. Além disso, é importante lembrar, como ressalta a dentista Catarina de Souza, “na infância os hábitos vão ser formados, a criança vai aprender a se alimentar de forma adequada ou não, o papel de ensinar cabe aos pais”.

Alguns alimentos são benéficos à saúde bucal, de acordo com a dentista, “os alimentos naturais e fibrosos são benéficos, alguns tipos de alimentos são considerados detergentes, ou seja, quanto mais fibroso é o alimento maior limpeza ele proporciona aos dentes. Já os alimentos pegajosos vão ser prejudiciais a partir do momento que eles ficam mais grudados nos dentes, podendo ocasionar cárie”.

Como exemplos de alimentos detergentes, temos a maça e a cana, como se pode ver no vídeo logo abaixo, e entre os alimentos pegajosos estão os doces, como brigadeiro e biscoitos recheados. Assim, os maiores inimigos dos dentes são os alimentos açucarados, por isso, as guloseimas e açúcares em geral devem ser consumidos com moderação, seu uso frequente pode causar cáries.


A saúde bucal também depende da higiene, é necessário escovar os dentes após as refeições e utilizar o fio dental diariamente. O flúor também é benéfico na prevenção de cáries.

TEXTO E FOTO POR FLÁVEA GOMES. POSTADO NO DIA 30 DE JANEIRO DE 2013.

0 comentários:

Copyright © 2012 Nutração.