Cuidado que vale para toda a vida

O leite é o combustível que faz o bebe crescer mais
rapidamente durante  o primeiro ano do que em
qualquer outra época.
Cuidar bem da alimentação dos bebês é fundamental para que haja um crescimento saudável e se evite o aparecimento de graves doenças.
Até os seis meses de vida é recomendada a ingestão exclusiva do leite materno, pois este contém os nutrientes necessários durante essa fase da vida, além de proporcionar um equilíbrio adequado de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais. Contêm ainda anticorpos da mãe, proteínas específicas que protegem o bebê contra infecções gastrointestinais, respiratórias e alergias.

A estudante Vanessa Coutinho, mãe de uma menina de onze meses, conta que continua amamentando a filha, oferecendo também a ela outros alimentos. Vanessa pretende amamentar até a menina completar dois anos, pois sabe da importância desse alimento e reconhece que ele estreita os laços entre a mãe e o bebê.

Esta é mais uma vantagem do leite materno, pois além de unir mãe e filho (a), ajuda a mulher a readquirir o peso que tinha antes da gravidez.

Após os seis meses, devem ser oferecidos ao bebê outros alimentos, como: água, sucos naturais sem adição de açúcar, verduras, legumes e frutas amassadas, até que a criança tenha condição de mastigá-los. Esses alimentos devem ser oferecidos aos poucos, em virtude de o sistema digestivo do bebê estar acostumado apenas à digestão do leite materno. Por fim, separamos algumas dicas úteis para o período da amamentação e da suspensão desta:

• Consulte seu médico antes de tomar qualquer remédio.
• Não deixe o bebê faminto, pois ele ficará aflito e não conseguirá mamar direito. Sempre que o bebê chorar, ofereça o peito.
• A cada mamada, troque a ordem em que oferece o peito ao bebê.
• Não pare de amamentar de uma hora para outra, a menos que seja necessário.

TEXTO E FOTO POR LAIANA CARDOSO NO DIA 19 DE FEVEREIRO DE 2013.

0 comentários:

Copyright © 2012 Nutração.