O Raio – X do Ovo como alimento

Um dos alimentos mais consumidos em todas as casas brasileiras e o preferido de muitas crianças, o ovo vem recebendo destaque em diversos estudos na atualidade. Sua fama de “cara malvado” das cozinhas vem se modificando, abrindo espaço para suas qualidades específicas, voltadas principalmente para os esportistas, gestantes e outros grupos restritos. Do cargo de vilão do colesterol o ovo é elevado ao patamar de alimento saudável (quando consumido com moderação) que faz bem ao cérebro, ao coração e é ideal para todas as idades.


Seja frito, cozido, cru ou em forma de condimento, o consumo desta especiaria se destaca pela fácil digestão e absorção no organismo, já que sua massa é predominantemente composta por água. Ele contém ainda as vitaminas K, A, D e E em grandes quantidades e também: vitaminas do complexo B, e os minerais sódio, ferro, magnésio e potássio. Com todo esse gabarito nutricional e estudos que comprovam sua eficácia na alimentação ele passou a ocupar lugar de destaque tanto para receitas de atletas, com alto rendimento físico, quanto para pessoas que tem por objetivo a perda de peso com dietas.

Sua média de 70 calorias e altos índices de vitaminas e nutrientes, aliados a um alto custo/benefício – um ovo aqui em Minas Gerais custa em torno de 0,40 centavos – já faziam dele o substituto da carne em muitas casas de classe média, mas agora até “celebridades” já se rendem a sua eficácia e comem várias claras de ovo por dia, para uma dieta que prima a hipertrofia muscular.


Clara ou Gema?

70 a 75 por cento do peso do ovo é composto de água, ou seja, mesmo escolhendo a clara ou a gema lembre-se que grande parte de suas composições é simplesmente água comum. O que difere predominantemente uma “parte” da outra são os nutrientes que cada uma contém. Enquanto a gema (30 por cento do peso do ovo in natura) concentra o colesterol, vitaminas, ácidos graxos e gordura do tipo INsaturada – aquela que faz BEM ao organismo, diminui o colesterol LDL e aumenta o HDL, não confunda com a Saturada que faz mal ao organismo – a clara (60 por cento do peso do ovo in natura) concentra as tão perseguidas proteínas – principalmente a albumina - , ideais para os adeptos das academias. O ideal é o ovo ser consumido por inteiro, para se ter todos os benefícios de sua composição.

Consumido com moderação e sempre tendo o acompanhamento nutricional e médico, este alimento completo é um dos atuais aliados da boa alimentação e de acordo com o ritmo de atividade de cada um. Combinado com uma alimentação balanceada esse alimento é um dos principais combustíveis do terceiro milênio.

Tabela Nutricional e Tabela Calórica.

TEXTO POR LAUZEMIR CARVALHO NO DIA 8 DE MARÇO DE 2013. 

0 comentários:

Copyright © 2012 Nutração.